rio paraná editora horizonte
Para produzir este livro, percorremos o curso do rio Paraná desde seu trecho inicial em que faz divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, até a parte em que ele contorna o estado do Paraná, até Foz do Iguaçu, quando deixa o Brasil. .

No capítulo 1, aproveitamos a curiosa nascente do rio para falar sobre o começo da sua participação na história natural e humana, a partir de estudos geológicos, arqueológicos e historiográficos. Quando viramos a página para o segundo capítulo, descemos o rio mais um pouco, na altura da cidade de Ilha Solteira e atualizamos sua história para o século 20. A marca desse capítulo é a vocação dada ao rio no século 20: a geração de energia. Mas o rio cria muito mais do que energia elétrica. Agricultura, pecuária, transporte e cultura aparecem conforme descemos o rio colhendo suas histórias atuais, no capítulo 3. Quando entramos no estado do Paraná, uma surpresa: a paisagem muda completamente. As represas dão lugar a um trecho do rio com o curso natural, conservado e protegido por um parque nacional. O capítulo 4 conta as riquezas naturais que o rio guarda.

Entramos no capítulo 5 em um trecho do rio que presenciou relevantes eventos históricos e econômicos: a Guerra do Paraguai, a formação da República Guarani, a construção da usina hidrelétrica binacional Itaipu. Nelas, o rio marca seu dom natural para a diplomacia, exercida até hoje na tríplice fronteira. É de lá que observamos a despedida do rio Paraná do território brasileiro, que seguirá correndo por Paraguai e Argentina até desaguar no oceano Atlântico.

Downloads

Aqui você pode baixar diversas páginas dos primeiros capítulos do livro e verificar a qualidade das imagens e dos textos exclusivamente preparados para esta publicação.
TOPO