Como aprofundar o estudo

Aqui você encontrará uma série de atividades pedagógicas para desenvolver de forma dinâmica a leitura do livro do projeto “Pelos caminhos do rio Paraná”. São propostas de questionamentos, discussões e reflexões sobre os conteúdos, pensados por especialistas para enriquecer o uso do livro nas salas de aula e de leitura.

Referências sobre o rio Paraná

Aqui você terá acesso ao material que os jornalistas e pesquisadores utilizaram para elaborar o projeto “Pelos caminhos do rio Paraná”. São referências de livros, sites, filmes e trabalhos acadêmicos que foram consultados para elaborar o conteúdo sobre a bacia do rio Paraná.

Como o rio gera energia

Para os grupos de estudantes que desejarem conhecer as usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, este guia apresenta as etapas de estudo para transformar essa experiência numa sequência pedagógica de aulas. Ele foi desenvolvido por professores da rede pública, com orientações para otimizar o trabalho dos alunos antes, durante e depois da visita.

Mapas de ontem e hoje

Mapas da bacia do rio Paraná, de toda sua extensão e de levantamentos publicados no ano de 1907 pela Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, estão aqui disponíveis para consulta e estudo.

Calendário de oficinas

Foi realizada uma série de encontros presenciais de facilitadores da Horizonte com professores de escolas públicas para discutir os aspectos mais importantes para se estudar o rio Paraná. Essas oficinas ocorreram nas cidades próximas do trecho paulista e sul-mato-grossense do rio Paraná. Os workshops ocorreram nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

TOPO